ENEM está quase aí!
20% desconto com cupom RETAFINAL

Exercícios sobre anagramas (com gabarito explicado)

William Canellas
William Canellas
Professor de Matemática

Os anagramas são um dos temas mais interessantes da Análise Combinatória, pois envolvem a contagem das diferentes formas de reorganizar as letras de uma palavra.

Neste conjunto de exercícios com gabarito explicado, você vai praticar desde os casos mais simples — com todas as letras distintas — até situações com repetições, restrições e até permutações caóticas. Um ótimo treino para o ENEM e vestibulares que cobram raciocínio lógico e domínio de combinatória.

Questão 1

Quantos são os anagramas da palavra "CASTELO"?

a) 720

b) 1440

c) 3600

d) 5040

Gabarito explicado

Como a palavra CASTELO possui 7 letras e todas são diferentes, o total de anagramas é dado pela permutação simples de 7 elementos.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Permutando as letras da palavra "CARROSSEL", quantos anagramas que começam por vogal?

a) 40320

b) 30240

c) 21260

d) 14400

Gabarito explicado

A palavra CARROSSEL é formada por 9 letras, sendo 3 vogais e 6 consoantes das quais as letras R e S aparecem repetidas.

Temos neste caso uma permutação com repetição e ainda devemos prestar atenção à restrição de que o anagrama deve iniciar por vogal.
Assim, temos 3 possibilidades para iniciar o anagrama e as 8 letras restantes podem ser permutadas normalmente considerando as repetições de R e S.

Questão 3

Quantos são os anagramas da palavra "ESQUILO" que começam por consoante e terminam por vogal?

a) 1440

b) 2160

c) 3600

d) 4320

Gabarito explicado

A palavra ESQUILO possui 3 consoantes e 4 vogais. Realizando a contagem iniciando pelas restrições temos:

Começar por consoante: 3 possibilidades
Terminar por vogal: 4 possibilidades

Gastamos 2 letras e sobram 5 que podem ser permutadas normalmente: P com 5 subscrito

Pelo PFC (Princípio Fundamental da Contagem) teremos:

3.4. P com 5 subscrito igual a 12.5 fatorial igual a 1440

Questão 4

Dentre todos os anagramas da palavra "VESTIBULAR", quantos possuem as letras "VEST" juntas?

a) 17280

b) 30240

c) 50400

d) 120960

Gabarito explicado

As letras VEST juntas funcionam como apenas uma, já que elas devem ficar juntas, assim sobram 6 letras totalizando 7 elementos para serem permutados, mas observe que o enunciado pede apenas que as letras VEST estejam juntas, isso significa que eles podem permutar entre si dentro do bloco por exemplo ESTV, VTES, ...

Pelo PFC teremos:

pilha pilha P com 4 subscrito com chave inferior abaixo com p e r m u t a ç ã od e n t r o espaço d o espaço b l o c o abaixo. pilha pilha P com 7 subscrito com chave inferior abaixo com p e r m u t a ç ã o espaço d o espaçob l o c o espaço c o m espaço a s espaço 6l e t r a s espaço r e s tan t e s abaixo igual a 4 fatorial.7 fatorial igual a 120960

Questão 5

Quantos são os anagramas da palavra "MARIPOSA" que não possui consoantes juntas?

a) 720

b) 840

c) 1440

d) 2160

Gabarito explicado

A palavra MARIPOSA possui 8 letras sendo 2 letras A. Como não queremos as consoantes juntas vamos fixar as vogais da seguinte forma:

__ A __ I __ O __ A __ permutando as vogais temos P com 4 subscrito com 2 sobrescrito igual a numerador 4 fatorial sobre denominador 2 fatorial fim da fração igual a 12 espaço p o s s i b i l i d a d e s
Observe que sobraram 5 espaços que podem conter as 4 consoantes.

C com n vírgula p subscrito fim do subscrito igual a numerador n fatorial sobre denominador p fatorial. abre parênteses n menos p fecha parênteses fatorial fim da fraçãoC com 5 vírgula 4 subscrito fim do subscrito igual a numerador 5 fatorial sobre denominador 4 fatorial.1 fatorial fim da fração igual a 5

Escolhidos as posições das consoantes basta permutá-las: P com 4 subscrito igual a 4 fatorial igual a 24 espaço

Pelo PFC obtemos:

12.5.24 igual a 1440

Questão 6

Quantos são os anagramas da palavra "PROVA" em que nenhuma das letras ocupa a sua posição original, ou seja, a letra P não é a primeira, a letra R não é a segunda, e assim por diante?

a) 45

b) 44

c) 40

d) 36

Gabarito explicado

Como nenhum dos elementos deve ocupar a sua posição original temos um caso de permutação caótica.
D com n subscrito igual a n fatorial. abre parênteses numerador 1 sobre denominador 0 fatorial fim da fração menos numerador 1 sobre denominador 1 fatorial fim da fração mais numerador 1 sobre denominador 2 fatorial fim da fração menos numerador 1 sobre denominador 3 fatorial fim da fração mais... mais numerador abre parênteses menos 1 fecha parênteses à potência de n sobre denominador n fatorial fim da fração fecha parênteses espaço o u espaço D com n subscrito aproximadamente igual numerador n fatorial sobre denominador e fim da fraçãoD com 5 subscrito igual a 5 fatorial. abre parênteses numerador 1 sobre denominador 0 fatorial fim da fração menos numerador 1 sobre denominador 1 fatorial fim da fração mais numerador 1 sobre denominador 2 fatorial fim da fração menos numerador 1 sobre denominador 3 fatorial fim da fração mais numerador 1 sobre denominador 4 fatorial fim da fração menos numerador 1 sobre denominador 5 fatorial fim da fração fecha parênteses espaço o u espaço D com 5 subscrito aproximadamente igual numerador 5 fatorial sobre denominador e fim da fraçãoD com 5 subscrito igual a 120. abre parênteses 1 menos 1 mais 1 meio menos 1 sobre 6 mais 1 sobre 24 menos 1 sobre 120 fecha parênteses espaço o u espaço D com 5 subscrito aproximadamente igual numerador 120 sobre denominador 2 vírgula 718 fim da fraçãoD com 5 subscrito igual a 44 espaço o u espaço D com 5 subscrito aproximadamente igual 44

Questão 7

Considere todos os anagramas da palavra "ESCOLA", colocando-os em ordem alfabética, como em um dicionário, que posição ocuparia o anagrama "SECALO"?

a) 654º

b) 655º

c) 656º

d) 657º

Gabarito explicado

Em ordem alfabética teríamos a seguinte sequência:

ACELOS, ACELSO, ... , SECALO

Vamos dividir este problema em partes e em seguida aplicar o Princípio Aditivo.

pilha 5 com chave inferior abaixo com a n t e s espaço d e espaço S abaixo. pilha pilha espaço _ _ espaço _ _ 5 fatorial espaço _ _ espaço _ _ com chave inferior abaixo com p e r m u t a ç ã o espaço d a s espaço l e t r a s espaço q u e espaço s o b r a m abaixo igual a 5.120 igual a 600pilha 1 com chave inferior abaixo com S abaixo. pilha 2 com chave inferior abaixo com a n t e s espaço d e espaço E abaixo espaço espaço. espaço pilha pilha espaço 4 fatorial com chave inferior abaixo com p e r m u t a ç ã o espaço d a s espaço l e t r a s espaço q u e espaço s o b r a m abaixo igual a 2.24 igual a 48pilha 1 com chave inferior abaixo com S abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com E abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com a n t e s espaço d e espaço C abaixo espaço espaço. espaço pilha pilha espaço 3 fatorial com chave inferior abaixo com p e r m u t a ç ã o espaço d a s espaço l e t r a s espaço q u e espaço s o b r a m abaixo igual a 6pilha 1 com chave inferior abaixo com S abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com E abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com C abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com A abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com L abaixo. pilha 1 com chave inferior abaixo com O abaixo igual a 1600 mais 48 mais 6 mais 1 igual a 655 º

Questão 8

Quantos são os anagramas da palavra "SUCESSO" que começam e terminam pela letra "S"?

a) 120

b) 240

c) 720

d) 840

Gabarito explicado

A palavra SUCESSO tem 7 letras sendo 3 letras S, para começar o anagrama com a letra S temos 1 possibilidade apenas, pois elas são iguais. Para terminar também temos 1 possibilidade, sobrando 5 letras todas distintas, logo a quantidade de anagramas da palavra SUCESSO que começam e terminam pela letra S é dado por:

P com 5 subscrito igual a 5 fatorial igual a 120

Continue praticando com exercícios de Análise Combinatória.

Referências Bibliográficas

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. v. 2.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e Aplicações. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 2.

MORGADO, Augusto César de Oliveira et al. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. São Paulo: SBM, 1991.

PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2014. v. 2.

William Canellas
William Canellas
Professor de Matemática com 20 anos de experiência, licenciado pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestre pelo IMPA. Autor de livros e artigos, é referência na preparação para concursos e no ensino de Matemática.